quarta-feira, 24 de julho de 2013

Peça de Teatro Grupo S.H.E "Sempre Haverá Esperança"

  Hoje tivemos uma peça de teatro sobre “O Mundo das Drogas” do Grupo S.H.E "Sempre Haverá Esperança". Confira um pouco do que rolou no Colégio Estadual Duque de Caxias!







Tálio em Barreiras


O tálio é altamente tóxico, por isso era usado como produto para matar ratos e insetos. Há indícios de que cause câncer em seres humanos. Atualmente é usado em detectores de radiação infravermelha, radiação gama , e em medicina nuclear. É encontrado e obtido a partir do mineral pirita e, também, é obtido como subproduto de minérios de chumbo e zinco.Foi descoberto por Sir William Crookes em 1861, na Inglaterra, por análise espectroscópica.

Características principais

Este metal é muito macio e maleável e pode ser cortado com uma faca. Quando exposto ao ar, inicialmente apresenta um brilho metálico, porém rapidamente torna-se cinza-azulado semelhante ao chumbo. Quando exposto ao ar, forma-se sobre o tálio uma camada de óxido, por isso, é preservado mantendo-o sob óleo mineral ou gás inerte, como o argônio. O tálio é um metal muito raro, e só existem três jazidas deste mineral no mundo, incluindo o Brasil (no município de Barreiras - BA).

Precauções

O tálio e seus compostos são altamente tóxicos, por isso devem ser manuseados com cuidado. A toxicidade levou para o uso (agora interrompido em alguns países) como veneno de rato. Os efeitos do envenenamento por tálio é a perda dos cabelos e danos nos nervos periféricos. O contato com a pele é perigoso e a ventilação adequada deve ser fornecida ao derreter este metal. A exposição dos trabalhadores aos compostos solúveis do tálio não deve exceder a 0,1 mg /m³ por 40 horas semanais. Há suspeitas de que o tálio é um carcinógeno para os humanos.

Diante da grande repercussão do TÁLIO, algumas autoridades políticas, sociedade civil vem ao poucos se organizando e tomando consciência dos efeitos maléficos do TÁLIO.

Cabe aos órgãos competentes promoverem campanhas de conscientização e alertar a grande população, de proteger o bem mais precioso da região que é a água.

Fontes: http://pt.wikipedia.org e http://www.barreirasnoticias.com/