Enem: Inep terá de explicar correção de redação de candidato do RS
Texto recebeu 560 pontos, mesma nota atribuída a dissertação
com receita do macarrão instantâneo. Autarquia do MEC vai recorrer da decisão
da Justiça
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul ordenou que o
Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério
da Educação (MEC) responsável pelo Enem, forneça explicações detalhadas sobre
os critérios utilizados na correção da redação do candidato Thiago Zanoni
Cardoso na edição 2012 da prova. A sentença, divulgada na segunda-feira, é
assinada pelo juiz federal Roberto Ferreira, da Vara de Canoas. O Inep informou
que vai recorrer da decisão.
Lollapalooza: The Killers fecha 1º dia com karaokê animado
Em dia de atrações fracas, banda foi destaque junto com Of
Monsters and Men
Hino do Palmeiras rende 500 pontos na redação do Enem
O festival Lollapalooza, que teve início nesta sexta-feira e
vai até o domingo no Jockey Club de São Paulo, começou meio devagar. O dia era
mesmo de poucas atrações interessantes, e não houve grandes surpresas. Mas a
banda de indie rock The Killers, última atração da noite, se mostrou uma ótima
escolha da organização do evento e terminou o dia com um grande karaokê com o
público – segundo a organização, 51.000 pessoas (o esperado eram 60.000).
A banda iniciou o show com sua música mais famosa, Mr.
Brightside, e enfileirou um hit atrás do outro. Vieram, quase que em sequência,
as faixas Human, Spaceman e Somebody Told Me, e a apresentação foi fechada com
a canção When You Were Young. O vocalista Brandon Flowers mal falou com o
público, e preferiu dedicar o tempo no palco a cantar. A plateia respondeu bem,
cantando junto e batendo palmas.
A surpresa do dia foi o grupo islandês Of Monsters and Men,
muito comparada à banda canadense Arcade Fireque e que conquistou o público do
festival com seu folk fofinho. O grupo ficou feliz com a reação da plateia, que
demonstrou saber cantar várias músicas, como o hit Little Talks, que
popularizou o grupo em 2011. Outra atração que conquistou o público foi a banda
Cake, que divertiu o público com seu repertório, que incluiu seu famoso cover
de I Will Survive, de Gloria Gaynor.
Estrutura – Um cuidado tomado pela produção neste ano merece
destaque. Na edição 2012, não havia locais em que o público pudesse se proteger
da chuva ou do sol forte, e neste ano foram instaladas várias estruturas no
meio do Jockey com este fim. Ponto para a organização, já que mostra que aprenderam
com os próprios erros. Outro problema que havia no ano passado e que aconteceu
novamente neste ano foram as longas filas, que já começavam do lado de fora
para quem comprou ingresso pela internet e optou por retirar na bilheteria – a
espera chegou a duas horas.
O Lollapalooza continua neste sábado, quando os destaques
devem ser os shows das bandas Alabama Shakes, Queens of the Stone Age e Black
Keys. Já o domingo deve ser o dia mais cheio, já que conta com o grupo veterano
de rock Pearl Jam como principal atração.
Fonte: http://veja.abril.com.br
Hino do Palmeiras rende 500 pontos na redação do Enem
Inep diz que texto de participante da avaliação 'indica
compreensão da proposta da redação, não fugiu ao tema por completo e não feriu
os direitos humanos'
Depois de um candidato "ensinar" a banca examinadora
do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 como se prepara um macarrão
instantâneo, a correção da redação da avaliação federal voltou a ser alvo de
questionamento nesta terça-feira. Um participante do exame que incluiu em sua
redação um trecho do hino do clube de futebol Palmeiras obteve 500 pontos na
prova dissertativa, metade dos 1.000 possíveis.
O espelho da prova, que já circula nas redes sociais, mostra
que 13 das 27 linhas da redação foram dedicadas ao hino do clube paulista. Logo
no início do segundo parágrafo da dissertação — que deveria tratar dos
movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI —, o estudante escreveu:
"As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos
imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o
aguarda, sabe bem o que vem pela frente que a dureza do prélio não tarda."
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável pelo exame, afirmou que
"desconsiderada a inserção inadequada, o texto tratou do tema sugerido e
apresentou ideias e argumentos compatíveis", acrescentando que "o
texto indica compreensão da proposta da redação, não fugiu ao tema por completo
e não feriu os direitos humanos".
Miojo — Reportagem do jornal O Globo desta quinta-feira
revelou caso semelhante. Outro candidato dedicou quatro das 24 linhas de sua
dissertação à apresentação de uma receita de macarrão instantâneo. "Para
não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva
trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo,
espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva
(sic)."
Apesar do deboche, o candidato obteve 560 pontos. Para o
Inep, o candidato "não fugiu ao tema proposto". E, embora tenha
dedicado um parágrafo à receita, "não teve a intenção de anular sua
redação, uma vez que dissertou sobre o tema e não usou palavras
ofensivas". Na segunda-feira, o jornal carioca já havia informado que
estudantes que obtiveram notas máximas na redação do Enem 2012 cometeram erros
grotescos de ortografia, tais como "trousse", "enchergar" e
"rasoavel".
Fonte: http://veja.abril.com.br
Ensino de música eleva desempenho escolar, diz estudo
Pesquisa pioneira conduzida pela Unifesp analisa
comportamento de estudantes com idades entre 8 e 10 anos
Um estudo recente conduzido pelo departamento de psiquiatria
da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto
ABCD, que ajuda na identificação e tratamento de distúrbios de aprendizagem,
encontrou evidências de que o ensino de música tem efeito positivo no
desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de melhorar suas
habilidades de leitura. A pesquisa é a primeira no mundo a mensurar esse
impacto. Os resultados serão publicados neste mês no periódico científico PLoS
One.
De acordo com o pesquisador Hugo Cogo Moreira,
pós-doutorando da Unifesp e autor da pesquisa, as investigações sobre o tema
realizadas até hoje se restringem a teorias que explicam por que a música afeta
o desenvolvimento intelectual de crianças em idade escolar. "Nunca, porém,
essas teorias foram testadas dentro da sala de aula. Por isso, tudo o que
tínhamos até agora era puramente teórico. Essa falta de evidências me levou a
encabeçar o primeiro estudo clínico sobre o assunto."
Para a pesquisa, Moreira selecionou dez escolas da rede
pública de São Paulo. Em cada uma delas, participaram do experimento 27
estudantes com idades entre 8 e 10 anos que comprovadamente apresentavam
dificuldades de leitura. As instituições foram então separadas em dois grupos:
o primeiro, chamado intervenção, recebeu aulas de música três vezes por semana
durante cinco meses; o segundo, chamado controle, não recebeu nenhum tipo de
atenção especial. A função do segundo grupo é servir de base para comparação.
Nas escolas do primeiro grupo, as aulas foram ministradas
por dois professores. A preocupação era garantir que as lições não seriam
interrompidas – quando um professor faltava, havia outro profissional de
plantão. Os docentes também foram avaliados a cada 15 dias pela equipe da
Unifesp para garantir que as aulas seguiam os mesmos padrões em todas as
escolas, evitando assim que um determinado grupo de alunos fosse privilegiado
ou prejudicado involuntariamente. Em sala, as crianças foram estimuladas a
compor, cantar, improvisar e fazer exercícios rítmicos utilizando uma flauta
doce barroca, principal instrumento usado na pesquisa.
Ao fim da investigação, foram feitas duas análises dos
dados. Na primeira, as crianças que tiveram aulas de música foram comparadas
àquelas que estavam nas escolas-intervenção mas que não compareceram a nenhuma
aula. Os alunos que assistiram a todas as aulas foram capazes de ler
corretamente, em média, 14 palavras a mais por minuto, demostrando maior
fluência. Além disso, foi constatado que, a cada bimestre, a nota final na
disciplina de português dessas mesmas crianças aumentou em média 0,77 ponto, o
que significa mais de 3 pontos ao fim de um ano letivo. Em matemática, o
crescimento registrado foi um pouco inferior, mas igualmente significativo:
0,49 ponto a cada bimestre, ou 1,9 ponto ao fim do ano.
Na segunda análise conduzida por Moreira, o estudo comparou
as crianças das escolas-intervenção com as das unidades-controle. Os resultados
foram menos expressivos do que os da primeira análise, mas apontaram igualmente
para uma melhora no desempenho acadêmico. As notas de matemática e de português
subiram, respectivamente, 0,25 e 0,21 ponto por bimestre, ou 1 e 0,8 ponto até
o fim do ano letivo. Houve melhora também no tocante à leitura: as crianças do
primeiro grupo leram corretamente 2,5 palavras a mais por minuto. "Por se
tratar de um estudo pioneiro, ele não é conclusivo em relação ao impacto real
das aulas de música, mas certamente oferece indícios fortes o suficiente para
que novas pesquisas investiguem a fundo o tema", diz o pesquisador.
De acordo com a lei nº 11.769, todas as escolas públicas e privadas
do Brasil devem incluir o ensino de música em sua grade curricular. A lei não
precisa, contudo, se as aulas devem ser dadas em todas as séries ou como devem
ser incluídas na rotina escolar. Também não há informação sobre a carga horária
mínima.
Apesar das evidências de que o conteúdo musical pode ter um
impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, os especialistas alertam:
antes de inchar o currículo acadêmico com novas disciplinas, é preciso garantir
que o aprendizado das disciplinas essenciais – o que ainda não acontece no
Brasil.
Facebook ganha nova timeline customizável e com uma única coluna
Além das mudanças no feed de notícias do Facebook, uma nova
timeline mais limpa foi confirmada nesta quarta-feira (13). A novidade traz uma
única coluna customizável, oferecendo ao usuário mostrar o que realmente
interessa para ele em seu perfil da rede social, sendo com fotos ou
aplicativos.
A nova timeline chega junto com as recentes mudanças no feed
de notícias anunciadas pelo próprio Mark Zuckerberg no último dia 7 de março,
na sede do Facebook. Com a timeline mais limpa, será possível organizar quais
livros o usuário gosta, quais filmes ele prefere e quais seus gostos,
configurando manualmente a sua conta na rede social ou adicionando aplicativos
que redirecionam para outros sites.
Fonte: http://www.techtudo.com.br
Filhote de onça pintada é resgatado em quintal de residência, em Goiás
Animal foi encontrado por moradora de Rio Verde, no
sudoeste do estado.
Bombeiros acreditam que ele foi levado para cidade por
algum morador.
Um filhote de onça pintada foi resgatado no final da
manhã desta quinta-feira (7), após ser encontrado no quintal de uma casa, no
Bairro Jardim Goiás, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. De acordo com o Corpo
de Bombeiros, o animal provavelmente nasceu a apenas 20 dias.
Uma moradora da residência contou que estava chegando em
casa, quando encontrou a onça no corredor entre o quintal e cozinha. Logo em
seguida, ela afirma que percebeu que o rugido do bicho era diferente de um gato
e acionou os Bombeiros para realizar o resgate.
O Corpo de Bombeiros acredita que o filhote de onça tenha
sido levado para cidade por algum morador, pois ele não estava com ferimentos.
O animal será encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em
Goiânia, onde será tratado e treinado para voltar à natureza.
Fonte: http://g1.globo.com
12 mil candidatos da Fuvest podem participar da reescolha de vagas
Processo de reescolha de vagas remanescentes foi aberto
nesta quinta.
Prazo de inscrição termina às 23h59 da sexta-feira (8).
A Fuvest abriu na tarde nesta quinta-feira (7) as
inscrições para o processo de reescolha das vagas remanescentes na Universidade
de São Paulo (USP). Neste ano, 527 vagas de 128 cursos da USP ainda não foram
preenchidas.
O prazo de inscrição começa às 18h desta quinta e termina
às 23h59 da sexta-feira (8). Segundo a fundação, os 12.408 candidatos aptos a
participar do processo devem acessar o site da Fuvest e indicar até duas opções
de cursos de quaisquer carreiras, inclusive de áreas diferentes daquela
inicialmente escolhida. Veja a lista de candidatos da Fuvest 2013 que poderão
participar da reescolha.
Não podem participar do processo os candidatos já
matriculados na USP, mesmo que tenham cancelado a matrícula; os que tenham sido
eliminados ou desclassificados do concurso, exceto aqueles que só tenham sido
reprovados na prova de habilidades específicas; e os treineiros.
Fonte: http://g1.globo.com
Relatório da ONG Todos Pela Educação mostra que maior
desafio é colocar população de 15 a 17 anos dentro das salas de aula
Apesar dos esforços de universalização da educação básica
nas últimas décadas, o Brasil registrava 3,6 milhões de crianças e jovens fora
das salas de aula em 2011. É isso que mostra um relatório divulgado nesta
quarta-feira pela ONG Todos Pela Educação, com base nos dados da última edição
da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad). Segundo o levantamento,
o Brasil já conseguiu incluir 92% da população entre 4 e 17 anos na escola, mas
ainda se mantém distante da meta de 98% de inclusão estabelecida pela entidade
para 2022, ano do bicentenário da Independência.
É no estado do Piauí que está a maior taxa de atendimento
escolar: 94,8%. No extremo oposto estão Amazonas e Amapá, ambos com 88,7%. Já
em números absolutos, São Paulo tem o maior contingente de crianças e jovens
fora da escola: 575.000.
Os números mostram ainda que o grande desafio do Brasil é
colocar a população entre 15 e 17 anos nas salas de aula, faixa etária
correspondente ao ensino médio. Em 2011, a taxa de atendimento desse grupo era
de 80,6% o que significa que 2 milhões de jovens não estavam matriculados em
nenhuma etapa da educação básica.
Outro ponto de destaque do relatório é a defasagem de uma
parcela considerável da população em idade escolar: apenas 64,9% dos jovens com
16 anos têm ensino fundamental completo. A pior situação é no estado de
Alagoas, onde 38,9% dos jovens nessa idade ainda não concluíram o 9º ano. Por
outro lado, em Mato Grosso, esse percentual é 83%, o maior do país.
Em relação ao ensino médio, apenas 51,1% dos jovens com 19
anos concluiu a última etapa da educação básica. A pior situação é do estado de
Amazonas, com 33,9%. No extremo oposto, em Santa Catarina, esse percentual é
69,8%.
Fonte: http://veja.abril.com.br
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