A estratégia do Google para manter foco nos produtos mais
lucrativos continua a assombrar alguns projetos da empresa. Nesta quarta-feira,
a companhia anunciou o fim de seu agregador de conteúdo, o Google Reader, que deve
sair do ar no dia 1 de julho. De acordo com Alan Green, engenheiro de software
do Google, a intenção é concentrar recursos financeiros e humanos em setores
onde a companhia tem mais sucesso – como inovação, buscas, publicidade,
navegadores e sistemas operacionais móveis.
“Sabemos que o Reader tem uma base de usuários devotados ao
serviço, que estão tristes com a notícia. Nós estamos tristes também”, afirmou
Green em um post de blog. “As razões para isso acontecer são bem simples: o uso
do serviço está em declínio, e a companhia quer manter sua atenção voltada a
uma cartela menor de produtos.”
Após voltar ao comando do Google em janeiro de 2011, o
americano Larry Page – que fundou a companhia ao lado do amigo Sergey Brin –
adotou uma política de economia de esforços. A estratégia culminou no fim de
projetos como o Google Labs, um laboratório virtual criado para incentivar a
elaboração de projetos e experimentos na internet, e do Picnik, popular editor de imagens que funcionava a
partir de navegadores.
Aqueles que quiserem salvar os dados cadastrados em suas
contas do Google Reader podem utilizar a ferramenta Google Takeout.
Fonte: http://veja.abril.com.br
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